Total de visualizações de página

sábado, 1 de dezembro de 2012

Lenda de Piúma: Ilha dos Franceses

                                   Prometi que iria colocar uma lenda de Piúma e aqui estou.


     Essa lenda é uma das mais antigas de nossa cidade. Ela guarda muitos mistérios e muitas versões diferentes.

Ilha dos Franceses
Quando estava no 1º ano do ensino médio, por causa de um trabalho, tive que pesquisar sobre alguma lenda de minha cidade. Acabei descobrindo a lenda do "buraco do judeu" ou "a fenda do judeu".
Pesquisas entre moradores, acabei fazendo um "scritpt" de um filme que iriamos fazer, mas infelizmente o filme não foi feito.


Vamos ao que interessa...


A lenda da "Fenda do Judeu", se trata de uma história passada de geração em geração entre os moradores de Piúma. Relatos de várias pessoas, dizem que em uma fenda localizada na Ilha dos Franceses habita um espírito de um judeu, que foi amaldiçoado por tribos de índios que viviam na atual região.

Você deve estar confuso ainda, não é mesmo?  Então vou contar desde o começo.



Segunda a lenda, há muito tempo atrás, teria chegado à nossa região uma embarcação francesa (o que segundo dados históricos, realmente acontecera). O grande navio, passava por turbulências, pois já era noite e o mar estava muito agitado, com ventos muito forte.

Ilha dos Franceses

Um dos tripulantes teria avistado uma ilha (A Ilha dos Franceses), o que nesse instante fez a tripulação atracar ali mesmo, para descançar.


Os "marujos", cansados decidiram dormir, enquanto um com muita insônia, levantou-se no meio da escuridão, e foi andar na ilha. 


Mal conseguindo avistar nada, o jovem _ o único judeu da tripulação _ caiu em uma buraco enorme. desesperado, o rapaz machucado, por causa da profundidade da fenda, gritava com toda a sua pouca força, mas ninguém o ouvia.


Não sabendo mais o que fazer, ele percebeu que onde ele estava era muito maior e que havia um caminho dentro do buraco.


Andando, com toda a calma, ele começa a ouvir algo; Eram barulho de tambores. Então apressando mais os passos, ele começava a caminhar para o encontro daquele som tão descomunal.

Ele percebe que o caminho começa a se inclinar para cima cada vez mais. O jovem cansado, teriam subido até encontrar com um ritual de índios - localizado do topo do Monte Aghá - onde avistou de longe uma linda jovem por quem ele se apaixonou. 


Aos poucos o judeu, ganhou a confiança da tribo e da índia. Nesse instante, foi-lhe revelado a localização de um tesouro, que ficava num portal secreto abaixo de uma fenda na ilha por onde o judeu teria abarcado _ Ilha, que recebeu o nome de Ilha dos Franceses, por causa da chegada dos Frances ali_ .


No entanto, a ganância, falou mais forte, e o judeu traiu toda a tribo, contando ao capitão da embarcação que na ilha havia muito ouro.


Os índios, no entanto, descobriram toda a falsidade do rapaz e resolveram abrir guerra. O que levou a morte de todos das tribos, pois estes não possuíam armas tão potentes como a dos franceses.


No entanto, o chefe da tribo amaldiçoou antes de sua morte o judeu, dizendo que estes teriam que passar a eternidade com o tesouro, dentro do buraco, de onde jamais sairia.


Dizem que depois dessa maldição do chefe indígena, o judeu nunca mais foi visto. Nenhum dos tripulantes do navio conseguiu achar o tesouro.


Alguns dizem que o judeu apenas sumiu com o tesouro. Mas a maioria diz que a maldição do Índio realmente pegou no rapaz, e que seu espírito até hoje, ronda a Fenda, protegendo o tesouro e matando quem ousar aparecer por lá.


O que é fato, é que muitas pessoas juram ouvir assobios no Monte Aghá, onde teria sido o cemitério de uma tribo de índios que viveu ali a alguns anos.

Além disso, de acordo com a lenda, existe uma passagem que vai da Ilha dos Franceses até o topo do Monte Aghá.



Essa lenda é muito maior, e muito mais coberta de relatos. Coloquei aqui uma síntese do que já ouvir falar de moradores antigos da região.


Valeu gente, e até a próxima!!!







sábado, 13 de outubro de 2012

Ilha dos Franceses: Paraíso ecológico

Paraíso ambiental, a Ilha dos Franceses, além de ser linda, é cercada de mistérios envolvendo lendas e mitos por cerca dessa Ilha.

Logo, logo, postarei aqui uma das lendas que marcam a vida dos moradores de Piúma e de Itapemirim. :  "O BURACO DO JUDEU"

Por enquanto, fique com esses vídeos aqui. Um documentário sobre a Ilha dos Franceses.











quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Curiosidades sobre o Código Florestal Brasileiro


Infelizmente, mesmo sendo um tema de extrema importância para o futuro da humanidade, o novo Código Florestal é falado muito pouco na mídia. O Brasil, agora sendo uma nação de destaque no cenário mundial, vê o capitalismo e o lucro acima de tudo. 

Há uma briga constante entre Ambientalistas e agricultores, sendo o alvo de discussões do momento, o novo código florestal.

Como disse Edgar Morin, a sociedade mundial precisa de uma "Reeducação", aprendendo que a economia não deve vir sempre na frente.


O Primeiro Código Florestal Brasileiro, foi feito em 1935, no governo de Getúlio Vargas, que visava com maior urgência proteger a mata atlântica.


Naquela época muita gente - Como ainda hoje - viam as florestas como obstáculo para desenvolvimento do Brasil.





Você Sabia que os militares criaram um dos Código florestal mais rígidos do mundo?


 É isso mesmo, o segundo Código florestal foi feito em 1965, no Regime Militar.
"Integrar para não integrar", - este era o lema dos militares  que com medo de perder guerras para outros países, incentivavam as pessoas a irem para os lugares mais inóspitos do Brasil, a fim de garantir o território.
Porém até 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, esse código Florestal de 65 não era respeitado.

A partir dai no  governo de Fernando Henrique, ouve a criação das áreas de proteção permanente (APPs), e a Reserva Legal ( RL).






E o que é APPs e RL?


Áreas de proteção permanente (APPs) são áreas que são proibidas de serem desmatadas. Como encostas, topos de morros, margens de rios, etc.

Já Áreas de Reserva Legal (RL), são certas áreas de um  terreno, onde é obrigatório ser reservada. Por exemplo; ao comprar um terreno na Amazônia até o ano de 2001, só poderia desmatar 50% de seu terreno, enquanto os outros 50% era considerado Reserva Legal.

Com uma medida criada por Fernando Henrique, ouve um aumento dessa área de Reserva Legal para 80%. Ou seja, o investidor só poderia desmatar 20% de suas terras.

Além disso, Fernando Henrique, ainda criou uma lei para que todo investidor que tivesse desmatado toda a suas terras, deveriam até 2008, recuperar todas as suas terras.

O problema é que em 2008, praticamente ninguém, tinha recuperado as terras. Nesse período, Lula estava no poder e deu mais um tempo para recuperar as terras desmatadas. 






E o Novo Código Florestal, o que é?



Com essas novas medidas de proteção ambiental, que ficara no prejuízo, foram os compradores de terras, investidores e agricultores, que perderiam muito dinheiro com essas novas medidas.

Com isso ouve uma pressão para que os governantes alterassem essas medidas, e foi o que quase aconteceu no Novo Código Florestal.

Atualmente, 95% dos agricultores brasileiros, estão fora de Lei. Com isso percebemos que é evidente que estes irão querer mudanças no novo Código. 

Veja  Abaixo o que foi aprovado no congresso, e se Dilma não tivesse vetado, seria o novo código florestal no Brasil.








Créditos em Boa Parte ao Professor Jubillut.


Abaixo estão 2 vídeos, onde Jubillut  explica mais sobre o novo Código Florestal Brasileiro.









terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ser ou não ser Animal, eis a questão!

Peixes- Palhaço habitando em Anêmonas-do-mar, ambos pertencentes ao Reino Animal


Espécie Humana. De todos os animais,
o Homem é o mais complexo.

Realmente não podemos negar que existe certas espécies que são bem difíceis de serem classificadas. Um exemplo, foram os fungos, que depois de anos de discussões, os biólogos resolveram adotar um reino para eles: O Reino Fungi. Mesmo assim esta classificação é ainda muito discutida, assim como outras classificações.
Esponjas-marinhas: Reparem como as células são mais
simples, e com pouca complexividade.
Percebemos, porém, que dentro de um mesmo reino, principalmente os Animal e Vegetal, ocorrem indecisões na escolha da classificação da espécie. Muitas espécies de seres vivos tem uma anatomia muito parecida com plantas, porém em razão de certas características complexividade acabam pertencendo ao Reino Animal.
As anêmonas-do-mar não são diferentes. Possuem uma morfologia parecida com vegetais, porém é um animal.

Antes de resolver este problema, vamos entender, as principais características que delimitam se a espécie é um animal.



Para ser considerado do Reino Animal a espécie deve apresentar: 



  • Multicelularidade e tecidos
 Todos os animais são multicelulares. Porém existem algumas complexidades em relação aos tecidos, pois alguns animais não apresentam tecido (chamados de parazoários). As esponjas, por exemplo, é considerada do Reino Animal, porém, não possuem tecidos. Elas são do filo Porifera, o primeiro filo a surgir dentro do Reino Animal.


Planária. Pertencente ao filo dos
Platelmintos, ela não possui o
sistema digestório completo. 

  • Alimentação por ingestão
Com exceção do filo Porifera, todos os animais possuem cavidade digestória. Alias, essa forma de nutrição difere da que é verificada nas plantas, nos fungos, nos procariontes, sendo encontrada apenas em certos protistas heterótrofos que ingerem alimento por endocitose.


  • Reprodução

Nos animais podem haver tanto Reprodução sexuada como assexuada, com o padrão, sendo reprodução sexuada com meiose gamética.


  • Desenvolvimento embrionário

Óvulo humano sendo fecundado.
O início do Desenvolvimento embrionário dos animais é parecido. Sendo que na reprodução sexuada a célula ovo depois de formada se divide inúmeras vezes, com sucessivas mitoses e depois durante algumas fases - onde se distinguem determinados animais, pois não terminam todo o processo- ocorrem as diferenciações. Existem animais que não terminam a faze da clivagem, como é o caso das esponjas, por isso estes animais, que ainda não passaram pela faze da diferenciação, possuem as partes de seu corpo muito parecidos, ao contrário da espécie humana, que passa por todas as fazes - Clivagem, gastrulação e Organogênese. Neste caso o Homem, possui estruturas mais complexas, e que não consegue se regenerá facilmente, diferente das esponjas.
Outros animais só possuem a ecdoderme e a endoderme como folhetos germinativos capazes de formar tecido. Neste caso estes animais são chamado diblásticos ou dipoblásticos, é caso, por exemplo, dos cnidários. Neste caso por não possuírem a mesoderme, este animais não terão, por exemplo, medula óssea.
Os Animais que possuem os três folhetos germinativos são chamados triblásticos.  
Escorpião dourado, pertencente ao filo dos Artrópodes.



  •  Clivagem espiral e clivagem radial

Onde apenas os animais que possuem clivagem radial podem perder uma ou várias de suas células até a fase  de blástula e originar um indivíduo completo; além disso, as células removidas podem dar origem a indivíduos completos. Graças a estas características surgem os gêmeos monozigóticos na espécie humana e há um grande campo de pesquisa com as chamadas células-tronco embrionárias: Cada uma delas tem a potencialidade de dar origem a qualquer célula do corpo. Essas condições não ocorrem em animais com clivagem espiral.

  • Cavidades Corporais.

O surgimento de cavidades corporais preenchidas por líquidos criou uma nova arquitetura corpórea, trazendo vantagens, que atuam como amortecedor mecânico entre a parede do corpo e o tubo digestório, além de poder atuar na distribuição de substâncias dentro do corpo e em outras funções.
Além disso trouxe o surgimento de um esqueleto hidrostático, que contribui na sustentação do corpo e na locomoção interagindo com a musculatura; um meio para o transporte de gases ou mesmo um espaço que permite o maior desenvolvimento de órgãos.
Há dois tipos de cavidades corporais: celoma e o pseudoceloma.


  • Modos de formação do celoma


Existem duas maneiras de formação do celoma:
Por esquizocelia e por enterocelia.


  • Simetria


É quando cada uma das partes de um organismo é o espelho da outra parte. 


  • Metameria


Quando o corpo fica organizado em partes que se repetem, chamadas metâmeros ou segmentos.



















Agora para quem tem dificuldades em gravar todos os nove filos do Reino Animalia, aqui está uma dica!!!


valeu!!!





ILHA DO GAMBÁ

Pôr-do-sol: Ilha do Gambá em Piúma-ES

A Ilha do Gambá integra um conjunto de ilhas de Piúma formado pelas ilhas do Meio e dos Cabritos e ainda a Ilha dos Franceses. É refúgio de aves e animais marinhos. No local, foram descobertas anêmonas ainda não catalogadas no mundo. Possui uma pequena praia com mar de águas calmas muito frequentadas pelos catadores que procuram conchas e búzios utilizados no artesanato local. Possui ancoradouro para barcos de passeio e veleiros formando uma marina natural.

Créditos:
Trechos do Catálago de Bens Naturais tombados pelo CEC
Coordenação: Sebastião Ribeiro Filho
Historiadores: Carlos Benevides Lima Júnior e Walace Bonicenha

A CIDADE DAS CONCHAS MERECIA SER TRATADA MELHOR, NÃO ACHA?

Tipo, não entendo por que muitos dos moradores falam tão mal de Piúma! Está certo que precisamos urgentemente de melhoras. A cidade merece ser cuidada tanto por moradores, como pelos Órgãos públicos. Mesmo assim, não podemos negar, que se a "CIDADE DAS CONCHAS" fosse cuidada como merecia, ela estaria bem melhor!!


Aqui está um vídeo que encontrei no Youtube!




É mais fácil para as pessoas encontrarem, a casa arrumada e apenas deitar e apreciar, do que simplesmente ajudar a arrumar o lar. Colocamos culpa um nos outros e esquecemos que a culpa de qualquer atrocidade se deve a um conjunto de relações entre os moradores e o governo.Um médico não pode ser o único culpado, pela morte do paciente. Pode haver vários outros motivos como o péssimo material, ou a inexperiência do mesmo, ou até mesmo o atraso do paciente em consultar o médico. Da mesma forma, não  podemos culpar apenas o governo pelos lixos no chão, na praia, pelas péssimas infraestruturas, enfim, tudo se baseia em um processo comandado e dirigido por pessoas, que são responsáveis por "tudo" - de bom e de ruim- na cidade.Então pessoal, as eleições estão aí, vamos estudar os candidatos antes de sair aí votando em qualquer um. É a "vida" da cidade que está em jogo.   valeu!!




O Grande e misterioso "Reino dos Fungos"

Semana Passada, eu fui abrir  uma caixa de madeira velha e me deparei com um pão que estava coberto por algo muito parecido com algodão, além de uns pigmentos pretos. Logo percebi que o pão estava mofado. Eu já tinha o conhecimento de que aquele "bolor" se tratava de alguma "obra" dos Fungos. Porém o que eu não sabia, era do que se tratava esta obra, qual era a espécie de fungo que estava ali no meu pão e se fazia algum mal a saúde. Além disso eu fiquei bastante intrigado: Como aqueles fungos chegaram até o pão? De onde eles vieram? E como chegaram até o 4º andar do apartamento onde moro? E estes pigmentos pretos o que eram? Será que se eu torrar o pão irei matar os fungos?


Pesquisando bastante cheguei a uma conclusão.

 

Bolor de um pão - fonte; http://cienciahoje.uol.com.br

Primeiramente devemos conhecer um pouco mais sobre o Reino Fungi.


Os Fungos pelas suas características são mais parecidos com os animais do que com os vegetais. Pois além de serem heterótrofos, eles não possuem clorofila, ou seja, não possuem a capacidade de fazer fotossíntese. As suas células possuem paredes rígidas mas que não são formadas por celulose, como acontece com as plantas. Nas células dos fungos existe a quitina, uma substância também encontrada nos animais como os insetos.
Os mofos, bolores, cogumelos ou leveduras pertecem ao Reino dos fungos, que podem ser unicelulares, como as leveduras, usada como fermento para fazer massas, ou pluricelulares como os cogumelos.

Evolução

Provavelmente evoluíram a apartir dos mesmos ancestrais que originaram os animais: unicelulares eucariontes heterótrofos coloniais que viviam em ambientes aquáticos e que apresentavam flagelos em uma fase do ciclo de vida.
A classificação dos fungos ainda trás muita polêmica. Abaixo encontramos um cladograma simplificando a classificação dos fungos



 Reprodução;


 Os Fungos apresentam reprodução Sexuada e Assexuada.
Cogumelos-de-chapéu_ Fonte: http://www.colegioweb.com.br
Nos casos dos  pluricelulares, como os "Cogumelos-de-chapéu", os fungos estão sempre produzindo esporos que ao cair sobre ambientes favoráveis (umido e com matéria Orgânica) eles germinam e formam hinfas que formam um novo fungo.


Atuação;


A maioria dos fungos atua como decompositores, que juntamente com as bactérias são responsáveis pela degradação da matéria Orgânica, no entanto eles também são responsáveis pelo apodrecimento de frutas e os mofos dos pães. Existem no entanto, fungos que atuam como parasitas de plantas e de animais. A ferrugem que afeta cafeeiros e outras plantas é um exemplo, além da micoses que surgem na pele humana também são parasitoses causadas por fungos. São exemplos de micose o pé-de-atleta e a pitiríase. O sapinho é uma doença causada pelo gênero Candida que provoca múltiplos pontos brancos na boca.
champignon - fonte: http://www.infoescola.com
Outros fungos são comestíveis , como certas espécies de cogumelos, como o champignon, o shiimeji e o shiitake, são muito apreciados na culinária. Há, no entanto, cogumelos alucinógenos que causam danos a saúde humana, podendo provocar até a morte. Por isso, é importante que ao ingerir determinado cogumelo, devemos ter o conhecimento se estes são mesmo comestíveis e se não fazem mal a saúde.

Respondendo as perguntas;


Portando, depois de pesquisar bastante, pude concluir que aquele "algodão" em cima do pão se tratava de uma colônia de fungos, e como já se passara muito tempo que o pão estava trancafiado na caixa, eles haviam jogado mais esporos , que eram os pontos pretos.
 Como os fungos não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento ele as procura em matérias orgânicas. Como o ambiente da caixa estava escuro e um pouco úmido, e havia um pão como matéria orgânica, isso foi um prato cheio para que os fungos infestassem o local, fazendo o micélio aumentar de tamanho e assim através de enzimas jogadas pelos fungos, o alimento foi se degradando, formando um bolor no local.
Concluimos, também que assim como o grão de pólen os esporos são levados há dezenas de quilômetros juntamente com poeira através do vento, o que lhes permitiu chegar até o meu apartamento.
Além disso, como não é possível saber sem uma análise laborial exata, de que espécie se trata determinado "bolor", não devemos portanto, se alimentar de alimentos mofados, pois este pode trazer sérios problemas a saúde. 
E ATENÇÃO: Não adianta torrar o pão que apresente mofado, e achar que está livre dos problemas de saúde que podem trazer o fungo. Quando um fungo se expõe na superfície do alimento, é porque sua colônia já está bem desenvolvida no interior do mesmo, e é lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas - que variam de acordo com a espécie do fungo.
Ou seja,
Torrar o pão mata o fungo, mas não inativa a toxina produzida por ele.


Para saber mais sobre o Reino Fungi veja o vídeo abaixo!!


MULTIRÃO DA LIMPEZA NA ILHA DO GAMBÁ


No dia 24 de Agosto de 2012, os alunos e professores da escola Filomena Quitiba e do IFES, se juntaram para um multirão da limpeza na ilha do gambá, onde foi encontrado muito lixo mesmooo!!
Os alunos se juntaram em vários grupos e ficaram responsáveis em recolher cada um tipo de lixo. A experiência foi boa e os resultados também. Esperamos somente que os órgãos públicos fiscalizem melhor, assim com a própria população piumense, também tenha um senso e proteger o seu ambente.
Queriamos também parabenizar o trabalho de todos os professores envolvidos no projetos e a todos os estudantes que participaram.
e lembrando pessoal...
LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA!  Vamos colaborar para que a  nossa cidade fique limpa.
VALEU!!
"Multirão da limpeza" - Alunos e professores do Filomena e do IFES que recolheram lixo na ilha do Gambá em Piúma-ES.
 
 

sábado, 25 de agosto de 2012

Bom galera!! Esperamos que todos gostem de nosso trabalho, e que este site faça muito sucesso em Piúma!! Contamos com você!!





Vamos então começar falando deGirinos e aqui vai as nossa primeiras imagem do blog, girinos de uma lago em um sitio perto de Iriri-ES.
Lembrando que os girinos são são larvas de anuros (como rãs e sapos), caudados (salamandras) e ápodes.  Os girinos possuem um intestino muito longo e que está organizado na forma de uma espiral, não possuem dentes, mas estruturas córneas em forma de bico. Alimentam-se de outros girinos, ou de partículas que encontram no fundo ou na superfície dos corpos d'água onde vivem.
Dependendo do ambiente onde vivem possuem modificações estruturais em se corpo e boca. No caso dos girinos acima possuem uma cauda com membrana bastante desenvolvida e não tem corpo achato, características dos girinos que habitam lagos e charcos.
De acordo com sua alimentação, na superfície ou no fundo, possuem a boca em região mais ventral (fundo) ou superirior (superfície), sendo que ás vezes ocorre boca transformada em funil.
O tempo de duração da fase de girino varia muito entre espécies, podendo durar de dias a meses.