Essa lenda é uma das mais antigas de nossa cidade. Ela guarda muitos mistérios e muitas versões diferentes.
Ilha dos Franceses |
Pesquisas entre moradores, acabei fazendo um "scritpt" de um filme que iriamos fazer, mas infelizmente o filme não foi feito.
Vamos ao que interessa...
A lenda da "Fenda do Judeu", se trata de uma história passada de geração em geração entre os moradores de Piúma. Relatos de várias pessoas, dizem que em uma fenda localizada na Ilha dos Franceses habita um espírito de um judeu, que foi amaldiçoado por tribos de índios que viviam na atual região.
Você deve estar confuso ainda, não é mesmo? Então vou contar desde o começo.
Segunda a lenda, há muito tempo atrás, teria chegado à nossa região uma embarcação francesa (o que segundo dados históricos, realmente acontecera). O grande navio, passava por turbulências, pois já era noite e o mar estava muito agitado, com ventos muito forte.
Ilha dos Franceses |
Um dos tripulantes teria avistado uma ilha (A Ilha dos Franceses), o que nesse instante fez a tripulação atracar ali mesmo, para descançar.
Os "marujos", cansados decidiram dormir, enquanto um com muita insônia, levantou-se no meio da escuridão, e foi andar na ilha.
Mal conseguindo avistar nada, o jovem _ o único judeu da tripulação _ caiu em uma buraco enorme. desesperado, o rapaz machucado, por causa da profundidade da fenda, gritava com toda a sua pouca força, mas ninguém o ouvia.
Não sabendo mais o que fazer, ele percebeu que onde ele estava era muito maior e que havia um caminho dentro do buraco.
Andando, com toda a calma, ele começa a ouvir algo; Eram barulho de tambores. Então apressando mais os passos, ele começava a caminhar para o encontro daquele som tão descomunal.
Ele percebe que o caminho começa a se inclinar para cima cada vez mais. O jovem cansado, teriam subido até encontrar com um ritual de índios - localizado do topo do Monte Aghá - onde avistou de longe uma linda jovem por quem ele se apaixonou.
Aos poucos o judeu, ganhou a confiança da tribo e da índia. Nesse instante, foi-lhe revelado a localização de um tesouro, que ficava num portal secreto abaixo de uma fenda na ilha por onde o judeu teria abarcado _ Ilha, que recebeu o nome de Ilha dos Franceses, por causa da chegada dos Frances ali_ .
No entanto, a ganância, falou mais forte, e o judeu traiu toda a tribo, contando ao capitão da embarcação que na ilha havia muito ouro.
Os índios, no entanto, descobriram toda a falsidade do rapaz e resolveram abrir guerra. O que levou a morte de todos das tribos, pois estes não possuíam armas tão potentes como a dos franceses.
No entanto, o chefe da tribo amaldiçoou antes de sua morte o judeu, dizendo que estes teriam que passar a eternidade com o tesouro, dentro do buraco, de onde jamais sairia.
Dizem que depois dessa maldição do chefe indígena, o judeu nunca mais foi visto. Nenhum dos tripulantes do navio conseguiu achar o tesouro.
Alguns dizem que o judeu apenas sumiu com o tesouro. Mas a maioria diz que a maldição do Índio realmente pegou no rapaz, e que seu espírito até hoje, ronda a Fenda, protegendo o tesouro e matando quem ousar aparecer por lá.
O que é fato, é que muitas pessoas juram ouvir assobios no Monte Aghá, onde teria sido o cemitério de uma tribo de índios que viveu ali a alguns anos.
Além disso, de acordo com a lenda, existe uma passagem que vai da Ilha dos Franceses até o topo do Monte Aghá.
Essa lenda é muito maior, e muito mais coberta de relatos. Coloquei aqui uma síntese do que já ouvir falar de moradores antigos da região.
Valeu gente, e até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário