Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Grande e misterioso "Reino dos Fungos"

Semana Passada, eu fui abrir  uma caixa de madeira velha e me deparei com um pão que estava coberto por algo muito parecido com algodão, além de uns pigmentos pretos. Logo percebi que o pão estava mofado. Eu já tinha o conhecimento de que aquele "bolor" se tratava de alguma "obra" dos Fungos. Porém o que eu não sabia, era do que se tratava esta obra, qual era a espécie de fungo que estava ali no meu pão e se fazia algum mal a saúde. Além disso eu fiquei bastante intrigado: Como aqueles fungos chegaram até o pão? De onde eles vieram? E como chegaram até o 4º andar do apartamento onde moro? E estes pigmentos pretos o que eram? Será que se eu torrar o pão irei matar os fungos?


Pesquisando bastante cheguei a uma conclusão.

 

Bolor de um pão - fonte; http://cienciahoje.uol.com.br

Primeiramente devemos conhecer um pouco mais sobre o Reino Fungi.


Os Fungos pelas suas características são mais parecidos com os animais do que com os vegetais. Pois além de serem heterótrofos, eles não possuem clorofila, ou seja, não possuem a capacidade de fazer fotossíntese. As suas células possuem paredes rígidas mas que não são formadas por celulose, como acontece com as plantas. Nas células dos fungos existe a quitina, uma substância também encontrada nos animais como os insetos.
Os mofos, bolores, cogumelos ou leveduras pertecem ao Reino dos fungos, que podem ser unicelulares, como as leveduras, usada como fermento para fazer massas, ou pluricelulares como os cogumelos.

Evolução

Provavelmente evoluíram a apartir dos mesmos ancestrais que originaram os animais: unicelulares eucariontes heterótrofos coloniais que viviam em ambientes aquáticos e que apresentavam flagelos em uma fase do ciclo de vida.
A classificação dos fungos ainda trás muita polêmica. Abaixo encontramos um cladograma simplificando a classificação dos fungos



 Reprodução;


 Os Fungos apresentam reprodução Sexuada e Assexuada.
Cogumelos-de-chapéu_ Fonte: http://www.colegioweb.com.br
Nos casos dos  pluricelulares, como os "Cogumelos-de-chapéu", os fungos estão sempre produzindo esporos que ao cair sobre ambientes favoráveis (umido e com matéria Orgânica) eles germinam e formam hinfas que formam um novo fungo.


Atuação;


A maioria dos fungos atua como decompositores, que juntamente com as bactérias são responsáveis pela degradação da matéria Orgânica, no entanto eles também são responsáveis pelo apodrecimento de frutas e os mofos dos pães. Existem no entanto, fungos que atuam como parasitas de plantas e de animais. A ferrugem que afeta cafeeiros e outras plantas é um exemplo, além da micoses que surgem na pele humana também são parasitoses causadas por fungos. São exemplos de micose o pé-de-atleta e a pitiríase. O sapinho é uma doença causada pelo gênero Candida que provoca múltiplos pontos brancos na boca.
champignon - fonte: http://www.infoescola.com
Outros fungos são comestíveis , como certas espécies de cogumelos, como o champignon, o shiimeji e o shiitake, são muito apreciados na culinária. Há, no entanto, cogumelos alucinógenos que causam danos a saúde humana, podendo provocar até a morte. Por isso, é importante que ao ingerir determinado cogumelo, devemos ter o conhecimento se estes são mesmo comestíveis e se não fazem mal a saúde.

Respondendo as perguntas;


Portando, depois de pesquisar bastante, pude concluir que aquele "algodão" em cima do pão se tratava de uma colônia de fungos, e como já se passara muito tempo que o pão estava trancafiado na caixa, eles haviam jogado mais esporos , que eram os pontos pretos.
 Como os fungos não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento ele as procura em matérias orgânicas. Como o ambiente da caixa estava escuro e um pouco úmido, e havia um pão como matéria orgânica, isso foi um prato cheio para que os fungos infestassem o local, fazendo o micélio aumentar de tamanho e assim através de enzimas jogadas pelos fungos, o alimento foi se degradando, formando um bolor no local.
Concluimos, também que assim como o grão de pólen os esporos são levados há dezenas de quilômetros juntamente com poeira através do vento, o que lhes permitiu chegar até o meu apartamento.
Além disso, como não é possível saber sem uma análise laborial exata, de que espécie se trata determinado "bolor", não devemos portanto, se alimentar de alimentos mofados, pois este pode trazer sérios problemas a saúde. 
E ATENÇÃO: Não adianta torrar o pão que apresente mofado, e achar que está livre dos problemas de saúde que podem trazer o fungo. Quando um fungo se expõe na superfície do alimento, é porque sua colônia já está bem desenvolvida no interior do mesmo, e é lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas - que variam de acordo com a espécie do fungo.
Ou seja,
Torrar o pão mata o fungo, mas não inativa a toxina produzida por ele.


Para saber mais sobre o Reino Fungi veja o vídeo abaixo!!


Nenhum comentário: