Infelizmente, mesmo sendo um tema de extrema importância para o futuro da humanidade, o novo Código Florestal é falado muito pouco na mídia. O Brasil, agora sendo uma nação de destaque no cenário mundial, vê o capitalismo e o lucro acima de tudo.
Há uma briga constante entre Ambientalistas e agricultores, sendo o alvo de discussões do momento, o novo código florestal.
Como disse Edgar Morin, a sociedade mundial precisa de uma "Reeducação", aprendendo que a economia não deve vir sempre na frente.
Infelizmente, mesmo sendo um tema de extrema importância para o futuro da humanidade, o novo Código Florestal é falado muito pouco na mídia. O Brasil, agora sendo uma nação de destaque no cenário mundial, vê o capitalismo e o lucro acima de tudo.
O Primeiro Código Florestal Brasileiro, foi feito em 1935, no governo de Getúlio Vargas, que visava com maior urgência proteger a mata atlântica.
Naquela época muita gente - Como ainda hoje - viam as florestas como obstáculo para desenvolvimento do Brasil.
Você Sabia que os militares criaram um dos Código florestal mais rígidos do mundo?
É isso mesmo, o segundo Código florestal foi feito em 1965, no Regime Militar.
"Integrar para não integrar", - este era o lema dos militares que com medo de perder guerras para outros países, incentivavam as pessoas a irem para os lugares mais inóspitos do Brasil, a fim de garantir o território.
Porém até 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, esse código Florestal de 65 não era respeitado.
A partir dai no governo de Fernando Henrique, ouve a criação das áreas de proteção permanente (APPs), e a Reserva Legal ( RL).
E o que é APPs e RL?
Áreas de proteção permanente (APPs) são áreas que são proibidas de serem desmatadas. Como encostas, topos de morros, margens de rios, etc.
Já Áreas de Reserva Legal (RL), são certas áreas de um terreno, onde é obrigatório ser reservada. Por exemplo; ao comprar um terreno na Amazônia até o ano de 2001, só poderia desmatar 50% de seu terreno, enquanto os outros 50% era considerado Reserva Legal.
Com uma medida criada por Fernando Henrique, ouve um aumento dessa área de Reserva Legal para 80%. Ou seja, o investidor só poderia desmatar 20% de suas terras.
Além disso, Fernando Henrique, ainda criou uma lei para que todo investidor que tivesse desmatado toda a suas terras, deveriam até 2008, recuperar todas as suas terras.
O problema é que em 2008, praticamente ninguém, tinha recuperado as terras. Nesse período, Lula estava no poder e deu mais um tempo para recuperar as terras desmatadas.
E o Novo Código Florestal, o que é?
Com essas novas medidas de proteção ambiental, que ficara no prejuízo, foram os compradores de terras, investidores e agricultores, que perderiam muito dinheiro com essas novas medidas.
Com isso ouve uma pressão para que os governantes alterassem essas medidas, e foi o que quase aconteceu no Novo Código Florestal.
Atualmente, 95% dos agricultores brasileiros, estão fora de Lei. Com isso percebemos que é evidente que estes irão querer mudanças no novo Código.
Veja Abaixo o que foi aprovado no congresso, e se Dilma não tivesse vetado, seria o novo código florestal no Brasil.
Créditos em Boa Parte ao Professor Jubillut.
2 comentários:
ESSE JUBILUT É ÓTIMO!!!!
Muito Bom!!!!
Postar um comentário